A partir da próxima semana, a Câmara dos Deputados ampliará o esquema de segurança para o acesso ao Anexo 4, onde ficam os gabinetes. Equipamentos mais modernos serão remanejados para detectar objetos suspeitos, e os deputados precisarão informar antecipadamente sobre a chegada de visitantes.
Os visitantes deverão se cadastrar e receber um QR code para garantir o acesso. Aqueles que não tiverem o código precisarão passar por uma inspeção mais rigorosa.
O Departamento de Polícia Legislativa (Depol) ficará responsável por coordenar o processo de fiscalização. A medida envolverá o remanejamento de servidores sem atribuição específica para auxiliar na operação, sem aumento da folha de pagamento, conforme informou o primeiro secretário, deputado Luciano Bivar (União-PE).
Deputados têm relatado a chegada de brindes e cortesias, como bolos, que geram certo desconforto e desconfiança. Ao mesmo tempo, há registros de parlamentares que, ao passarem pela segurança, se recusam a seguir as regras, chegando com grupos e alegando “estarem com” pessoas para evitar o controle.
- Lula é vaiado ao ser mencionado por Milei no CPAC Argentina
- Estados concordam em subir ‘taxa das blusinhas’ a partir de abril