Dilma recebe Maduro no Banco dos Brics em Xangai

A presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff (PT), recebeu o presidente venezuelano Nicolás Maduro em Xangai, na China, neste domingo (10). O encontro entre os líderes foi descrito por Maduro como “extraordinário”. Ele ainda elogiou o papel desempenhado pelo Brics.

“Reunião extraordinária com Dilma Rousseff, presidente do novo Banco de Desenvolvimento do Brics. Na Venezuela o grupo tem um parceiro, um aliado e um amigo. Vemos com grande admiração o processo geopolítico do Brics, que é um poderoso motor de articulação do novo mundo”, disse Maduro em uma rede social.

Durante a reunião, Maduro expressou o desejo de integrar ao grupo. “A Venezuela aspira poder estabelecer uma relação virtuosa com o Banco dos Brics e, mais cedo ou mais tarde, faremos parte desta grande família, onde poderemos contribuir com a experiência venezuelana e integrar-nos neste esforço que marca o destino da humanidade”.

No início de agosto, Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela havia oficialmente submetido um pedido de adesão ao Brics. No entanto, na última reunião do grupo, que ocorreu no final de agosto, foram incluídos como novos membros a Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã. Sendo assim, a Venezuela não foi admitida como parte do grupo, ficando de fora desse processo de expansão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *