Uma ala do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) entrou com uma ação na Justiça Eleitoral de São Paulo na quinta-feira (08) para impedir a candidatura de Pablo Marçal à prefeitura de São Paulo pelo partido.
O processo foi movido pelo secretário-geral do PRTB, Marcos André de Andrade, e marca mais um capítulo nas disputas internas do partido, que foi fundado por Levy Fidelix, falecido em 2021.
Atualmente, a legenda é presidida por Leonardo Alves de Araújo, também conhecido como Leonardo Avalanche.
Na ação judicial, Marcos Andrade aponta irregularidades na convenção partidária que oficializou a candidatura de Marçal. Ele argumenta que o evento violou o Regimento Interno do PRTB, pois teria ocorrido sem a autorização do Diretório Nacional, o que é obrigatório em cidades com mais de 200 mil habitantes, incluindo capitais.
O secretário-geral do PRTB também alega que tentou discutir as decisões da direção nacional com o presidente do partido, Leonardo Avalanche, mas não foi atendido.
No documento, Andrade destaca que a falta de consulta e autorização formal invalida a convenção e, consequentemente, impede o registro da candidatura de Marçal.
A ação judicial ainda será avaliada pela Justiça Eleitoral, que decidirá se a candidatura de Pablo Marçal poderá prosseguir.
Dirigente do PRTB aciona Justiça para barrar candidatura de Marçal
