Elon Musk questiona resultado eleitoral da Romênia

O Conselheiro sênior da Casa Branca, Elon Musk comentou sobre o estado da democracia na Romênia, colocando-os em desacordo com o principal diplomata dos EUA no país.


Em grande parte da Europa, a reação à eleição presidencial romena de domingo foi um suspiro de alívio. O vencedor, Nicușor Dan, é um centrista que apoia a Ucrânia.

A derrota de George Simion, o líder de 38 anos da Aliança para a Unidade dos Romenos (AUR), partido de direita, por Dan, foi algo estranho para algumas pessoas. O Elon Musk expressou a sua insatisfação com o estado da democracia na Romênia.

No X, Musk ampliou uma acusação do chefe do aplicativo de mensagens Telegram, Pavel Durov, que disse que o governo francês havia lhe pedido para banir vozes conservadoras na Romênia do Telegram antes das eleições. Durov, que tem dupla cidadania francesa e dos Emirados Árabes Unidos, disse que recusou . O Ministério das Relações Exteriores da França negou ter feito tal pedido.

“Uau”, escreveu Musk, compartilhando a alegação de Durov com seus 219 milhões de seguidores. Respondendo a outra publicação de Durov que dizia que a democracia romena estava em risco, Musk escreveu: ” Ouçam, ouçam! “

A Casa Branca não respondeu a um pedido de comentário sobre a declaração de Musk.


A Embaixada dos EUA na Romênia anunciou no domingo que havia enviado várias equipes para observar a votação. Na terça-feira, o chefe interino da missão dos EUA na Romênia, Michael L. Dickerson, publicou uma nota de felicitações ao presidente eleito da Romênia por X.

“Estamos ansiosos para trabalhar com você como novo presidente da Romênia e com o governo para promover nossas prioridades compartilhadas, incluindo defesa, energia e parcerias comerciais”, escreveu Dickerson, marcando Dan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x