As empreiteiras Odebrecht, Andrade e Gutierrez e UTC já podem voltar a disputar contratos na Petrobras. Em maio elas foram habilitadas e passaram a constar na lista de fornecedores pré-qualificados da petroleira. Anteriormente, essas construtoras haviam sido impedidas de fazer negócios com a estatal por envolvimento no esquema de corrupção bilionário desvendado pela Lava Jato, conhecido como “petrolão”.A informação foi revelada pela Folha de S. Paulo e confirmada pela Gazeta do Povo.
“As três empresas citadas se candidataram e comprovaram o atendimento aos requisitos técnicos solicitados, assim como outras empresas, que totalizaram trinta e uma, conforme lista de fornecedores Pré-Qualificados divulgada no dia 23/05/2023 na Petronect”, informou a assessoria de imprensa da Petrobras.
Segundo a Petrobras, a pré-qualificação de fornecedores antes do processo licitatório permite que a empresa já tenha uma lista de empresas que reúnam as “condições de habilitação técnica necessárias para que o fornecimento de bem ou a execução do serviço ou obra ocorra nos prazos e demais condições previamente estabelecidas”.
A estatal também informou que as empresas que mantém relacionamento com a Petrobras devem “demonstrar conformidade ao Programa de Compliance da Petrobras, assumir o compromisso de cumprir as leis anticorrupção e as políticas, procedimentos e regras de integridade aplicáveis, bem como estar livre de quaisquer sanções impeditivas”.
- Projeto de lei para anistiar Bolsonaro tem 65 assinaturas
- Deputados da base de Lula apoiam projeto para anistiar Bolsonaro