Aos 80 anos, Chico Buarque passou por uma cirurgia nesta terça-feira (3), no Rio de Janeiro, para tratar um quadro de hidrocefalia de pressão normal — condição que provoca o acúmulo de líquido no cérebro. A informação foi divulgada pela equipe do artista por meio das redes sociais oficiais.
O procedimento, que já estava agendado, foi realizado no Hospital Copa Star, em Copacabana, pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho.
“Chico Buarque passou, na manhã de hoje, por uma cirurgia eletiva no Hospital Copa Star, em Copacabana, para tratar um quadro de hidrocefalia de pressão normal, condição que provoca aumento de líquido intracraniano. O procedimento, conhecido como derivação ventrículo-peritoneal, já estava programado e foi conduzido pelo neurocirurgião Dr. Paulo Niemeyer Filho”, diz o comunicado.
A equipe informou ainda que a operação foi rápida, sem complicações, e que o cantor já se encontra em observação no quarto. “A cirurgia transcorreu sem complicações e terminou rapidamente. O artista já se encontra no quarto, em observação de pós-operatório, com seu habitual bom humor. Ele conta também com o acompanhamento do Dr. Antônio José Carneiro, seu clínico-geral. A alta hospitalar deve ocorrer nas próximas 48 horas.”