O escritor e historiador Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, voltou a provocar polêmica ao comentar a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais, na última semana. Em vídeo publicado no Instagram, o autor classificou a ação como uma “tragédia” e afirmou que o Rio é uma “cidade amaldiçoada”.
– Então, você está apavorado, indignado, mortificado, quase paralisado com essa tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro? Pois eu também, porque é muito, horrivelmente doloroso, né? Mas tem explicações, tudo tem explicações e a história nos explica tudo – disse ele em um vídeo no qual chamava para um conteúdo sobre o assunto postado em seu canal no YouTube.
Peninha, que mantém o canal Buenas Ideias na plataforma de vídeos do Google, também atacou diretamente o governador Cláudio Castro (PL), dizendo que ele “nem deveria ser governador” e que “deveria estar preso”.
– Tem esse governador no Rio de Janeiro, que nem deveria ser governador, né? Aliás, tem os quatro últimos governadores do Rio de Janeiro presos, né? Presos. E esse também deveria estar preso e talvez venha a ser preso. Espero que logo, e que em breve. Porque motivos não faltam, né? Pra prisão dele – disse.
O escritor também chamou o Rio de Janeiro de “cidade amaldiçoada”, dizendo que a violência atual é o reflexo histórico da formação da cidade.
– O verdadeiro Rio de Janeiro é a Zona Norte, não é a Zona Sul. Verdadeiro Rio de Janeiro não é Copacabana, Ipanema e Leblon (…). Porque tudo isso tem origem na desigualdade, na exclusão, na injustiça social, nos caminhos perniciosos e sombrios do Brasil, agora ainda por cima, com o tempero do PL – completou, aproveitando para atacar o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
ESCRITOR COMEMOROU MORTE DE CHARLIE KIRK
Esta não é a primeira vez nos últimos meses que o escritor se envolve em controvérsias. Em setembro, Peninha foi duramente criticado após comemorar a morte do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, que foi assassinado durante um debate em uma universidade americana no dia 10 de setembro deste ano.
– É sempre terrível, né? Um ativista ser morto por suas ideias, exceto quando é o Charlie Kirk. Mataram o Charlie Kirk. Ai, coitado, tomou um tiro, não sei se na cara – disse Peninha, em tom de ironia.
Em seguida, o autor exaltou de forma sarcástica o fato de o ativista ter deixado filhas pequenas.
– O Charlie Kirk. Tem duas filhas pequenas, que bom para as filhas dele, né? Que bom – declarou.
O vídeo foi apagado após forte reação negativa, mas o escritor reclamou de “censura” em novas publicações. Eduardo Bueno é jornalista, tradutor e autor da coleção Terra Brasilis. Gaúcho, ele ganhou o Prêmio Jabuti e recebeu a Ordem do Mérito Cultural.