A Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta quinta-feira que pelo menos 300 estudantes estrangeiros tiveram seus vistos revogados como parte da política de repressão imigratória da administração Trump. O número, considerado significativamente maior do que o divulgado anteriormente, foi revelado durante uma coletiva de imprensa na Guiana.
“Talvez mais, pode ser mais de 300 neste momento”, afirmou Rubio ao ser questionado sobre o site de notícias Axios. Ele disse que a revogação de vistos é uma prática recorrente. “Fazemos isso todos os dias. Toda vez que encontramos um desses lunáticos, retiramos o visto dele”, declarou, acrescentando que espera que o número de revogações aumente. “Espero que, em algum momento, acabemos com isso porque nos livramos de todos eles, mas estamos procurando todos os dias por esses lunáticos que estão destruindo tudo.”
A Axios foi a primeira a relatar que 300 vistos de estudantes estrangeiros haviam sido revogados. Segundo a publicação, o governo está tentando impedir que faculdades com um grande número de estudantes estrangeiros considerados “pró-Hamas” admitam novos alunos internacionais. Instituições como a Universidade Columbia, Tufts e a Universidade do Alabama foram citadas em casos de destaque relacionados à repressão.
O portal de noticias The Hill entrou em contato com o Departamento de Estado para obter comentários sobre as declarações de Rubio e as ações do governo. Até o momento, não houve resposta oficial.
EUA revogam vistos de mais de 300 estudantes estrangeiros, diz Marco Rubio
