EUA se pronuncia sobre chance de cadeia para Bolsonaro após sanções

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, voltou a classificar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo STF como uma “caça às bruxas”. O assessor do presidente norte-americano, Donald Trump, também disse que o julgamento parece ter sido uma “farsa política”.


Landau reagiu, nas redes sociais, a uma reportagem sobre a possibilidade de novas sanções contra autoridades brasileiras deixarem Bolsonaro mais próximo de ter que cumprir a pena no Presídio da Papuda e não em casa, como deve requerer sua defesa.

“Se esta reportagem estiver correta, apenas confirma que todo o processo ‘judicial’ em curso no Brasil é uma farsa política. Aqueles que alegam estar seguindo o Estado de Direito não podem aumentar a punição de um réu criminal à luz da resposta de terceiros à sua decisão. Como Donald Trump e Marco Rubio enfatizaram, os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas política e não serão dissuadidos por ameaças judiciais”, disse Landau, em uma publicação nas redes sociais que foi traduzida nesta quinta-feira (18/9) pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Declarações do tipo, em tom de ameaça ao governo brasileiro, vêm sendo feitas desde a última semana por diversos políticos ligados ao presidente Donald Trump.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *