O senador estadunidense Lindsey Graham advertiu o Brasil, a China e a Índia a pararem de “ajudar” a Rússia economicamente, apontando que a única maneira de acabar com a invasão à Ucrânia seria fazer quem “apoia Putin escolher a economia americana”.
O parlamentar chamou os três países de “grandes infratores” nesse quesito, e apontou que o dinheiro proveniente dessas trocas comerciais é “usado por Putin para prosseguir com a guerra” .
– Vamos perseguir as pessoas que mantêm Putin nos negócios e impor sanções adicionais à própria Rússia. Esta é realmente uma marreta à disposição do presidente Trump para pôr fim a esta guerra – assinalou Graham em entrevista à CBS.
O Congresso estadunidense está preparando um super pacote de sanções contra o governo Putin, projeto esse chamado de “ponto de virada” pelo senador Graham. De acordo com ele, essa proposta é capaz de dar a Trump o poder de impor tarifas de até 500% aos países que ajudarem a Rússia.
Ele ainda orientou o Brasil, a China e a Índia a ficarem atentos ao pronunciamento que presidente dos EUA deverá fazer em relação à Rússia, nesta segunda-feira (14).
– Durante meses, o presidente Trump tentou atrair Putin para a mesa de negociações de paz. Ele impôs tarifas contra países que permitem a entrada de fentanil em nosso país, além de outros comportamentos inadequados, ele deixou a porta aberta em relação à Rússia. Essa porta está prestes a se fechar – alertou.