EUA vai fornecer minas terrestres para defesa ucraniana

Os Estados Unidos afirmaram nesta quarta-feira (20/11) que vão fornecer minas terrestres a Kiev. A medida provocou reação de Moscou e protestos de organizações não governamentais (ONGs) que se opõem à utilização dessas armas, capazes de provocar muitos feridos.


Mais cedo, as sirenes de alerta soaram na capital ucraniana e em outras regiões do país, e a embaixada norte-americana fechou as portas, após anúncio sobre um potencial ataque de mísseis russos em grande escala.

Outras sedes diplomáticas também suspenderam as atividades em Kiev. A Direção Geral de Inteligência Ucraniana denunciou o que seria um aviso falso, supostamente emanado dos serviços de inteligência militar ucraniana, o que Kiev considera como parte de um “ataque psicológico massivo” e de desinformação por parte da Rússia.

“Uma mensagem circula através de mensagens e redes sociais (…) sobre a ameaça de um ataque com mísseis e bombas ‘particularmente massivas’ em cidades ucranianas hoje”, informou o órgão das Forças Armadas ucranianas, em um comunicado. “Esta mensagem é falsa, contém erros de gramática típicos de operações desinformação russas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x