EUA vão classificar cartel ligado a Maduro como terrorista

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou neste domingo, 16, que o Cartel de los Soles (Cartel dos Sóis), liderado por Nicolás Maduro, segundo investigação norte-americana, será classificado pelos EUA como organização terrorista estrangeira.


Em uma postagem no X na noite deste domingo, Rubio afirmou que o Departamento de Estado “pretende designar o Cartel de los Soles como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO)”. “Liderado pelo ilegítimo Nicolás Maduro, o grupo corrompeu as instituições governamentais na Venezuela e é responsável pela violência terrorista realizada por e com outras FTOs designadas, bem como pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e a Europa”, escreveu.

As autoridades norte-americanas acusam o Cartel dos Sóis de atuar em parceria com o Tren de Aragua no envio de drogas ao território norte-americano.

Alguns analistas veem a medida — classificação do cartel como narcoterrorista — como a última exigência legal para uma ação militar no país. Há mais de um mês, o governo de Donald Trump faz ações militares no Mar do Caribe e no Pacífico contra o narcoterrorismo e o tráfico internacional de drogas, com o ataque a 21 embarcações de traficantes que levariam drogas aos Estados Unidos.

Pelo menos 83 pessoas ligadas acusadas pelos EUA de transportar drogas morreram em águas internacionais, conforme levantamento da AFP baseado em informações oficiais.


Na sexta-feira 14, Trump determinou o começo da operação militar batizada de “Lança do Sul” no Caribe, com o objetivo de combater grupos narcoterroristas”. O secretário de Guerra, Pete Hegseth, informou que a ação será realizada pelo Comando Militar Sul, responsável pela região caribenha e parte da América Latina.

Essa nova etapa militar amplia a presença dos EUA no Hemisfério Norte, mobilizando cerca de dez navios da Marinha norte-americana, aproximadamente 12 mil marinheiros e fuzileiros navais, além do porta-aviões USS Gerald R. Ford, considerado o maior do mundo. O porta-aviões entrou neste domingo no Mar do Caribe.

O presidente Donald Trump manifestou disposição para conversas com Maduro. “Podemos ter algumas conversas com Maduro e vamos ver onde isso vai dar. Eles gostariam de conversar. Eu converso com qualquer pessoa”, disse Trump durante encontro com a imprensa neste domingo, 16.

Maduro, depois das ações dos EUA, vinha demonstrando interesse em negociar. Ao mesmo tempo em que convoca militares e milícias para combater eventual invasão norte-americana, ele pede “paz”. Neste sábado, 15, cantou Imagine, de John Lennon, em um evento público.

Apesar da possibilidade de negociação, Trump deixou claro que as medidas de pressão continuarão. “Estamos impedindo traficantes e drogas de entrarem em nosso país”, disse o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *