O ex-deputado estadual Paulo Frateschi (PT), de 75 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (6) após ser esfaqueado pelo próprio filho em uma residência no bairro da Lapa, Zona Oeste de São Paulo. A morte foi confirmada por meio de nota oficial do Partido dos Trabalhadores.
O crime ocorreu na Rua Ponta Porã. De acordo com a Polícia Militar (PM), as autoridades foram acionadas para atender a uma ocorrência de agressão na residência. No local, os policiais encontraram o filho do ex-parlamentar, identificado apenas pelo primeiro nome, Francisco, em surto, após ter atacado o pai.
Frateschi foi atingido por golpes de faca no abdômen e em um dos braços. Ele foi socorrido rapidamente e levado ao Hospital das Clínicas (HC), no Centro da capital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito.
A mãe de Francisco e esposa de Paulo Frateschi, Yolanda Maux Viana, também foi ferida durante o ocorrido. Ao tentar intervir na agressão, ela sofreu uma fratura no braço e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Lapa, onde recebeu atendimento médico. Não há informações detalhadas sobre seu estado de saúde, mas as lesões teriam sido leves.
O filho, Francisco, foi detido pela Polícia Militar no local e encaminhado ao 91º Distrito Policial, no Ceasa, na Zona Oeste, para as “providências legais” a serem tomadas pela Polícia Civil. A Polícia Técnico-Científica foi acionada para realizar a perícia na residência.
Figura histórica e ativa do Partido dos Trabalhadores, Paulo Frateschi era amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e sua morte causou grande comoção entre seus pares políticos.
Ao longo de sua vida, Frateschi teve uma trajetória marcada pelo ativismo e pela luta contra a Ditadura Militar, tendo sido integrante da Ação Libertadora Nacional (ALN). Ele foi preso e torturado pelos militares em 1969.
Mais recentemente, ele atuou como Secretário de Relações Governamentais na gestão de Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo, em 2014.
A tragédia familiar soma-se a outras perdas sofridas por Paulo Frateschi ao longo dos anos. O ex-deputado havia perdido outros dois filhos em acidentes de carro. Pedro, de 7 anos, morreu em 2002, e Júlio, de 16 anos, faleceu no ano seguinte em outro acidente rodoviário.
Ex-deputado do PT Paulo Frateschi é morto a facadas pelo próprio filho