ex-deputado estadual Natalino José Guimarães foi preso na manhã desta terça-feira (10) em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, durante uma operação conduzida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). A operação visa combater práticas de grilagem de terras no município de Búzios, localizado na Região dos Lagos do estado.
Natalino Guimarães, que já havia cumprido pena em 2008 por porte ilegal de armas e formação de quadrilha, é apontado como líder de uma milícia que atua na Zona Oeste do Rio. Além da prisão de Guimarães, a operação cumpriu outros seis mandados de prisão preventiva e doze mandados de busca e apreensão em diversos endereços localizados nos municípios de Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras, e na capital fluminense.
De acordo com as investigações do MPRJ, a quadrilha de Guimarães utilizava seguranças armados para intimidar moradores e proprietários de terras. Além disso, os criminosos praticavam desmatamento ilegal e promoviam queimadas em áreas protegidas. O foco das operações foi a região da Estrada da Fazendinha, em Búzios, próxima à divisa com Cabo Frio.
A investigação teve início com denúncias sobre invasões de terrenos por grupos armados na Estrada da Fazendinha, que estavam ocupando e comercializando propriedades de forma fraudulenta desde 2020, utilizando métodos violentos para garantir o controle da região. A operação contou com o apoio da 127ª DP de Búzios e do 14º BPM de Bangu.