Exército avalia condecorar Leite e Pimenta em Dia do Soldado no Rio Grande do Sul

Segundo informações do Estadão, o general Tomás Paiva, comandante do Exército, está considerando a possibilidade de condecorar o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) e o ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT). A proposta, que chegou ao Palácio do Planalto, visa realizar as homenagens no Dia do Soldado, em 25 de agosto, na cidade de Porto Alegre. No entanto, o Exército ainda não confirmou oficialmente o plano.


A iniciativa de promover o Dia do Soldado em Porto Alegre é uma deferência ao estado do Rio Grande do Sul, que enfrentou enchentes históricas, e também às tropas que estão atuando na região. Do ponto de vista político, essa é uma oportunidade para neutralizar a resistência de Leite em relação a Pimenta.

A decisão final dependerá das condições da capital gaúcha em agosto, para garantir a realização do evento. O general Tomás Paiva expressou o desejo de prestigiar a cerimônia, que ocorre em todos os Comandos de Área, em conjunto com o Comando Militar do Sul. Tradicionalmente, tanto o comandante do Exército quanto o presidente da República participam da solenidade em Brasília.

Nos bastidores, Eduardo Leite demonstrou desconforto com a nomeação do ex-ministro da Secom para intermediar a ajuda federal ao Rio Grande do Sul. Como Paulo Pimenta é cotado para disputar o governo do estado pelo PT, essa indicação gerou mal-estar, inclusive no Congresso, devido ao potencial de criar um palanque para o deputado federal licenciado em meio à catástrofe. Pimenta nega qualquer intenção de usar o cargo com fins eleitoreiros.

Apesar das divergências, tanto Leite quanto Pimenta não consideram entrar em confronto direto. Ministros palacianos destacam que não se pode descartar a possibilidade de ambos estarem no mesmo palanque em 2026, formando uma chapa com o tucano candidato ao Senado e o petista concorrendo ao governo estadual. No entanto, o plano principal de Eduardo Leite parece ser a busca pela Presidência da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *