O Exército brasileiro anunciou na última quarta-feira (10) a compra de 420 viaturas blindadas Guaicurus da fabricante italiana Iveco, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Lula. O investimento totaliza aproximadamente R$ 1,4 bilhão, conforme informado pela Força Armada.
As viaturas deverão ser entregues ao longo dos próximos 10 anos: “Além das plataformas veiculares, o contrato abarca o serviço de integração do sistema de armas automatizado e de comando e controle”, diz o Exército brasileiro em nota.
As viaturas estão equipadas com um sistema de armas controladas remotamente a partir do interior do veículo. De acordo com o Exército, o atirador pode detectar alvos a longas distâncias e em condições de baixa visibilidade.
“Trata-se de mais um importante marco do Programa Estratégico Forças Blindadas (PEE F Bld), do Escritório de Projetos do Exército, e materializa a entrega de novas capacidades militares para a Força Terrestre”, afirma o Exército.
Segundo o Exército brasileiro, o contrato assinado com a Iveco permitirá a “construção de infraestrutura local no Brasil para a montagem das viaturas, bem como a fabricação de componentes em território nacional”.
- Lula admite não estar convencido da necessidade de cortar gastos
- Moraes dá 48 horas para hospital informar estado de Jefferson