FAB informa causas de pane em avião de Lula

Nesta quinta-feira (3/10), a Força Aérea Brasileira divulgou um comunicado esclarecendo que a falha na aeronave VC-1, que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de volta do México, foi causada por uma vibração elevada em uma das turbinas.

De acordo com o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica e signatário da nota, uma anomalia técnica ocorreu logo após a decolagem. No entanto, “a tripulação imediatamente adotou todas as medidas de segurança recomendadas, mantendo o controle total da aeronave e da situação”.

A nota também informa que, durante o voo, foram realizados procedimentos operacionais padrão, seguindo as Listas de Verificações, por profissionais devidamente certificados segundo os mais rigorosos critérios internacionais de segurança.

“Após seguirem os protocolos de operação previstos e o necessário gerenciamento de combustível, mantiveram a aeronave em circuito de espera até que esta estivesse em condições de realizar o pouso em segurança”, explica o comunicado.

O avião presidencial com Lula e sua comitiva enfrentou problemas técnicos e sobrevoou o México por cinco horas nesta terça-feira (1), aterrissando em segurança às 22h16 (horário de Brasília) na cidade do México.

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já se encontra no México para extrair e analisar os dados do voo.

O comandante também enfatizou o programa de auditoria de segurança universal, que monitora constantemente a segurança das operações aéreas, assegurando que a Força Aérea Brasileira atua em conformidade com os mais altos padrões. Ele ainda ressaltou que a FAB é regularmente avaliada por órgãos internacionais, como a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), e destacou a excelência do Cenipa, que neste ano recebeu o grau máximo de conformidade com os protocolos internacionais de investigação.


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