A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta terça-feira (30) uma operação para combater a falsificação de bebidas alcoólicas no município de Americana, no interior do estado. Segundo a corporação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três endereços, incluindo uma chácara no bairro Bosque dos Ipês, onde funcionava uma linha de produção de uísque, gim e vodca.
“No imóvel foram encontrados rótulos falsos de marcas conhecidas, garrafas vazias, bombonas com líquidos e uma grande linha de montagem para adulteração de bebidas”, informou a Polícia Civil. Até o momento, duas pessoas foram presas por pirataria e cerca de 18 mil produtos foram apreendidos para perícia.
A ação, coordenada pela 1ª Delegacia DIG (Antipirataria), contou com apoio da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e de uma empresa de e-commerce. Segundo as autoridades, a operação foi antecipada devido aos recentes casos de intoxicação e mortes relacionadas ao consumo de bebidas com etanol.
“Apesar de toda a apreensão, não foram encontradas evidências de uso de metanol no local. Foi identificado álcool etílico de alta pureza, com pouco odor, usado para adulterações”, explicou a Polícia Civil. A fábrica será periciada e todos os equipamentos utilizados na produção clandestina serão recolhidos.
A operação acontece em meio a registros de intoxicações no estado de São Paulo. Segundo o Centro de Vigilância Sanitária (CVS), até a noite de segunda-feira (29) foram confirmados seis casos de intoxicação por bebidas alcoólicas, e outros dez permanecem em investigação. Entre os casos, há relatos de jovens que ficaram cegos após ingerir gin e vodca adquiridos em estabelecimentos da capital.
Um dos pacientes, Rafael dos Anjos Martins Silva, segue internado há quase um mês na UTI após apresentar fortes dores abdominais e perda de visão. Outra vítima, Rhadarani Domingos, também sofreu cegueira temporária após consumir caipirinhas de vodca em um bar no Jardim Paulista, Zona Sul de São Paulo.
Fábrica clandestina de uísque, gim e vodca é descoberta pela Polícia Civil em SP
