Filho de George Soros diz que ações de Trump ‘vão sair pela culatra’

O empresário Alex Soros, filho do fundador da Open Society Foundations, George Soros, afirmou que a pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), contra o Brasil tende a “sair pela culatra”. Segundo ele, as tarifas e ameaças impostas por Washington acabam fortalecendo politicamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aumentando sua popularidade.

– Não há nada que se possa negociar com Trump. Alguém já fez um acordo ou fez negócios com Trump e acabou se saindo bem? Fora [Vladimir] Putin e Xi Jinping? E o que há para negociar? Negociar Bolsonaro e sua soltura? Mas eu acho que o que Trump está fazendo vai sair pela culatra – disse Alex, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.


Na conversa, publicada pelo veículo nesta segunda-feira (25), o herdeiro de George Soros foi questionado se acreditava que o objetivo de Trump em relação ao Brasil era promover uma tentativa de “mudança de regime”, mirando diretamente a saída de Lula do poder. Alex respondeu que sim e acusou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de ditar os aspectos da política externa norte-americana para o Brasil.

– Isso é indiscutível. Tudo isso é direcionado ao atual governo brasileiro, [o deputado federal do PL] Eduardo Bolsonaro está ditando aspectos da política dos EUA para o Brasil. Não é possível contemporizar com Trump, Lula teria de deixar de ser o Lula para que isso acontecesse, e o Brasil teria de ceder em sua soberania – declarou.

O filho de George Soros ainda citou experiências em outros países para sustentar sua avaliação de que a estratégia de Trump contra governos progressistas não costuma prosperar.


– Globalmente, o efeito Trump faz com que a soberania agora seja parte da agenda de centro e de centro-esquerda. Com Mark Carney [primeiro-ministro canadense], os australianos, na Romênia, Trump perdeu em todos os lugares em que tentou influenciar eleições, com exceção da Polônia – completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *