A capital e a região metropolitana de São Paulo está com mais de 100 mil imóveis sem energia elétrica por conta das fortes chuvas que atingem a área nesta quinta-feira (10/4).
Segundo a Enel, companhia responsável pela distribuição energética em 23 municípios além de São Paulo, ao todo são 100.505 imóveis sem luz.
Só na capital paulista, o número supera os 60 mil endereços no escuro. Em porcentagem, a cidade mais afetada é Juquitiba, que ultrapassa 52 % do município sem energia elétrica.
Atenção para alagamentos
- Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
- Áreas de instabilidade vindas do interior atuam de forma isolada e chove forte na capital paulista.
- O órgão da prefeitura alerta para chuva forte com potencial para queda de granizo e rajadas de vento principalmente nas subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro, na zona sul, e Vila Prudente, Mooca e Aricanduva/Formosa, na zona leste. Contudo, as instabilidades também se deslocam para o ABC paulista e devem atingir toda a cidade.
- A Defesa Civil também decretou estado de atenção para as regiões, às 12h31, e emitiu um alerta severo para chuva forte. Na mensagem, a defesa alerta “Chuva forte tem raios e vento. Atinge municípios vizinhos. Abrigue-se”.
- Ao longo do dia, o tempo deve permanecer instável com chuva isolada em diversas regiões da cidade. As regiões de Intelagos, na zona sul, e Guilhermina Esperança, zona leste, já apresentam queda de granizo.
- Com potencial para alagamentos, queda de árvore e queda de granizo, o órgão recomenda evitar transitar em ruas alagadas, permanecer em lugar seguro e manter-se longe da rede elétrica ou debaixo de árvores. Em caso de emergências, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil devem ser acionados.