França vai reconhecer o Estado da Palestina, diz Macron

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quinta-feira (24) que o país reconhecerá oficialmente o Estado da Palestina. A decisão foi comunicada em uma carta ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e divulgada pelo francês em sua conta na rede social X.

Macron informou que o reconhecimento será formalizado em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU. Segundo ele, a medida é parte do compromisso da França com a paz no Oriente Médio.


– Fiel ao seu compromisso histórico com uma paz justa e duradoura no Oriente Médio, decidi que a França reconhecerá o Estado da Palestina. Farei o anúncio solene na Assembleia Geral da ONU, no mês de setembro – declarou.

O presidente também defendeu um cessar-fogo imediato em Gaza, além da libertação dos reféns e da entrada de ajuda humanitária.

– A urgência hoje é que cesse a guerra em Gaza e que a população civil seja socorrida. A paz é possível. É preciso garantir a desmilitarização do Hamas, reconstruir Gaza e construir o Estado da Palestina – afirmou.

Macron destacou que o futuro Estado palestino deve reconhecer plenamente Israel e contribuir com a segurança da região.

– Não há alternativa. Os franceses querem a paz no Oriente Médio. Cabe a nós, franceses, junto com israelenses, palestinos e parceiros internacionais, provar que isso é possível – completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *