Uma nova massa de ar polar chegou ao Brasil nesta segunda-feira (30), provocando forte queda nas temperaturas em várias regiões do país. De acordo com a Climatempo, o fenômeno atinge principalmente o Sul, parte do Centro-Oeste e até áreas do Norte, e deve se manter até a próxima sexta-feira (4).
Em São Paulo, o frio será mais ameno em comparação a outras regiões, mas a mudança de temperatura será sentida já nesta terça-feira (1º), com mínima de 12°C e máxima de 17°C. A previsão é de céu nublado, garoa durante todo o dia e possibilidade de chuva à noite.
Na quarta-feira (2), os termômetros devem marcar entre 11°C e 15°C, com chuva ao longo do dia e da noite. Já na quinta-feira (3), a previsão é de temperaturas ainda mais baixas, entre 11°C e 14°C, com risco de trovoadas. Na sexta (4), as temperaturas sobem ligeiramente, ficando entre 12°C e 17°C.
Apesar do frio, a capital paulista não deve registrar uma “onda de frio”, já que, segundo o meteorologista César Soares, da Climatempo, os termômetros não devem permanecer ao menos 5°C abaixo da média por três a cinco dias consecutivos — condição necessária para essa classificação.
Enquanto isso, Santa Catarina enfrentou nesta terça-feira (1º) um dos dias mais gelados do ano, com temperaturas negativas, geada e até registro de neve em pontos isolados. A Serra Catarinense e o Extremo Oeste foram as áreas mais afetadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a marcar até 5°C abaixo da média histórica para o período. O órgão mantém um alerta laranja de perigo devido ao frio até quinta-feira (3).
Com a queda nas temperaturas, a Prefeitura de São Paulo retomará, a partir das 18h desta terça-feira (1º), as 10 tendas da Operação Baixas Temperaturas nas cinco regiões da cidade. Na última edição da ação, entre os dias 23 e 26 de junho, foram realizados mais de 87 mil atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade.