Uma nova frente fria se aproxima de São Paulo, o que muda as condições climáticas no fim de semana, especialmente no domingo 8. A previsão é de instabilidade e chuvas intensas. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, esta sexta-feira, 6, será marcada por sol entre nuvens.
As condições meteorológicas do dia favorecem a elevação das temperaturas, que podem atingir 27°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para este sábado, 7, a previsão indica um dia ensolarado, e as temperaturas devem subir rapidamente. As mínimas devem ficar em torno de 21°C.
As máximas podem ultrapassar 32°C. Contudo, à medida que a frente fria se aproxima à noite, há expectativa de chuvas em forma de pancadas, acompanhadas por raios e ventos moderados. O CGE alerta que essas condições podem aumentar o potencial para alagamentos e queda de árvores na cidade.
No domingo, a previsão é de chuva ao longo do dia, com temperaturas que irão de 20°C a 27°C. As condições meteorológicas adversas já se manifestaram nesta quinta-feira, 5, quando parte de São Paulo foi colocada em estado de atenção para alagamentos.
Frente fria atinge a Região Sul
Nesta sexta-feira, foi emitido um alerta de perigo por causa da formação do sistema climático. A previsão é de até 100 mm de chuva, ventos intensos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo em várias regiões do Rio Grande do Sul.
A situação se estende por todo o Estado de Santa Catarina e o sul do Paraná. A empresa de meteorologia Climatempo destaca que o lento deslocamento do sistema frontal, aliado ao transporte de umidade da faixa norte, resultará em acumulados significativos de chuva, especialmente em Santa Catarina. Florianópolis deve receber precipitações de moderada a forte intensidade.
Os riscos associados a essa frente fria no Sul incluem cortes de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e possíveis prejuízos em plantações. As autoridades recomendam cautela e monitoramento das condições climáticas ao longo do fim de semana.