Fumaça no DF segue nos próximos dias, diz Inmet; entenda

Assim como no domingo (25/8), os moradores do Distrito Federal acordaram com o céu encoberto por uma névoa de fumaça na manhã desta segunda-feira (26/8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça visível no céu da capital é resultado da combinação de queimadas em áreas próximas e das condições climáticas de tempo seco e baixa umidade.


Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, a fumaça deve continuar nos próximos dias.

“As condições meteorológicas de baixa umidade, variação de temperatura e estiagem que geralmente ocorrem nesta época do ano, atreladas à grande quantidade de focos de queimadas em outras regiões do país como São Paulo, Goiás e Amazônia, favorecem o transporte da nuvem de fumaça, com ventos Sul e Sudeste, para a região central do país”, destacou a especialista.

Previsão

A meteorologista destaca que a previsão para esta segunda-feira é de poucas nuvens e névoa úmida. A temperatura mínima registrada nas primeiras horas do dia foi de 13ºC e a máxima pode chegar a 32°C.

A umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 20% – com as taxas menores à tarde.

“A tendência é a de que se mantenha esse padrão de tempo quente e seco e sem previsão de chuvas. O clima só deve amenizar um pouco quando houver mudança no sentido do vento e quando começar a chover”, frisou Andrea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x