Um homem identificado como Júlio Cesar de Oliveira Silva Rodrigues foi preso em flagrante nesta terça-feira (29), acusado de tentar extorquir o deputado estadual Alexandre Knoploch (PL-RJ).
Rodrigues, que trabalhava no setor de maquinaria da TV Globo, mas estava afastado por licença médica desde 2023, se passou por repórter do programa Fantástico para tentar obter R$ 10 mil em troca da não veiculação de uma suposta reportagem que prejudicaria a imagem do parlamentar.
Segundo o boletim de ocorrência registrado no 5º Distrito Policial do Rio, Rodrigues entrou em contato com o irmão de Knoploch afirmando ser funcionário da emissora. O farsante dizia ter uma “matéria de 12 minutos contra a reputação do deputado, a ser exibida no Fantástico”.
Knoploch relatou que chegou a conversar com Rodrigues e marcou um encontro em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). “A todo momento, Júlio dizia que iria se informar melhor sobre a matéria e que poderia ser negociada a não transmissão”, contou o deputado.
Durante a reunião, Rodrigues teria deixado claro que o caso poderia ser resolvido financeiramente. “No encontro, Júlio disse que o assunto poderia ser resolvido com um ‘agrado’, que o comunicante entendeu se tratar de pagamento. Ao perguntar se seria R$ 10 mil, o autor confirmou que, diante do valor, a matéria não seria exibida. Diante disso, o deputado deu voz de prisão pelo crime de extorsão, destacando que o ato foi registrado pela câmera interna do gabinete”, descreve o boletim.
Rodrigues já havia tentado aplicar golpe semelhante contra outro deputado da Alerj, Giovani Ratinho (SD).
Posição da Globo
Em nota, a Globo informou que tomou medidas imediatas após a denúncia.
“A Globo, assim que recebeu a denúncia do deputado estadual Alexandre Knoploch, acionou à Polícia Civil com uma notícia-crime. O colaborador em questão estava afastado por licença médica desde 2023, era assistente de maquinaria de outra área da empresa, sem qualquer relação com o Fantástico ou com o jornalismo da Globo. Diante da gravidade dos fatos, a Globo tomou a decisão de desligar o funcionário”, declarou a emissora.