Morreu aos 93 anos Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o “Seu Tuta”, fundador e grande nome por trás da Rádio Jovem Pan. Ícone da comunicação, ele estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com a saúde debilitada. Pai, marido, avô e bisavô, Seu Tuta foi uma figura querida por colegas e funcionários, reconhecido por suas contribuições pioneiras tanto no rádio quanto na televisão brasileira.
A trajetória de Seu Tuta começou no final dos anos 1940, com sua entrada na TV Record. Nos anos 1960, ele foi o mentor de programas e festivais que ajudaram a lançar movimentos culturais como a Tropicália e a Jovem Guarda, além de programas memoráveis como “Família Trapo”, estrelado por grandes nomes como Jô Soares, Hebe Camargo e Ronald Golias.
Determinado a renovar o jornalismo e dar ênfase à prestação de serviço, transformou a Rádio Panamericana na Jovem Pan nos anos 1970, com transmissão de notícias 24 horas por dia. Entre suas inovações, Seu Tuta também foi responsável por realizar as primeiras transmissões esportivas fora do eixo Rio-São Paulo e liderar a transmissão em streaming pela internet, com a criação da Jovem Pan Online.
Reconhecido por sua crença no trabalho em equipe, ele imortalizou a frase “Ninguém faz sucesso sozinho”, que se tornou o título de sua biografia e rendeu-lhe o Grande Prêmio da Crítica da APCA, entre outros prêmios e homenagens ao longo de sua carreira. Seu Tuta deixa um legado marcante na comunicação brasileira, tendo revolucionado o rádio e a televisão com uma visão à frente de seu tempo.