Gleisi Hoffmann apaga vídeo sobre “empréstimo do Lula”

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, removeu um vídeo de suas redes sociais no sábado (23), onde se referia ao crédito consignado para trabalhadores celetistas, o “Crédito do Trabalhador”, como “empréstimo do Lula”. No vídeo, Gleisi promovia a nova linha de crédito como uma solução para dificuldades financeiras, dizendo: “Apertou o orçamento? O juro tá alto? Pega o empréstimo do Lula”.

A publicação gerou críticas da oposição, com o Partido Novo enviando uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) na segunda-feira (24), acusando Gleisi de promoção pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O partido alegou que a ministra violou o princípio da impessoalidade na administração pública ao divulgar o programa governamental de forma a exaltar o presidente.

“Diante de iniciativas no âmbito jurídico por parte de partidos de oposição, com evidente objetivo politico, decidi suspender a postagem em que chamo o consignado privado de empréstimo do Lula”, explicou Gleisi em nota ao jornal O Globo.

O “Crédito do Trabalhador”, modalidade de empréstimo consignado para trabalhadores com carteira assinada, entrou em vigor na sexta-feira (21). A remoção do vídeo pela ministra ocorreu em meio ao debate sobre o uso de publicidade governamental para promoção pessoal de autoridades.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x