Gleisi Hoffmann articula para evitar veto de Lula ao aumento de vagas na Câmara

No comando do ministério responsável pela articulação política do governo, Gleisi Hoffmann tem atuado para evitar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vete o projeto de lei que  aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais a partir de 2027, aprovado pelo Congresso no último dia 25 de junho. As informações são da coluna de Igor Gadelha, no site Metrópoles.

De acordo com a publicação, Gleisi é a única representante do governo Lula que defende que o petista não vete o projeto. A avaliação é de que o veto pode piorar ainda mais a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo.


Por outro lado, outros ministros, como Sidônio Palmeira (Secom) e Rui Costa (Casa Civil), tentam convencer Lula a vetar a proposta, como uma resposta à Câmara pela derrubada do decreto do IOF.

Membros do governo também demonstram preocupação com uma eventual sanção ou até omissão de Lula. O entendimento é de que outra reação do petista que não seja o veto pode ser mal interpretada pela opinião pública, contrária ao aumento do número de deputados.

Lula tem até esta quarta-feira (16)para decidir se sanciona ou veta o aumento do número de deputados. Segundo assessores, o presidente pretende vetar a proposta. No entanto, uma decisão só será tomada depois de uma reunião do chefe do Palácio do Planalto com seus principais ministros na tarde desta quarta.

Uma alternativa defendida por alguns ministros é a de que Lula não vete nem sancione a proposta e deixar para o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil), promulgar o projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *