A Globo teve um domingo de terror no quesito audiência: duramente afetada pela ausência do Campeonato Brasileiro, que foi substituído por um festival musical de arrecadação de fundos para o Rio Grande do Sul, a emissora por muito pouco não perdeu a liderança diária para os conteúdos de vídeo sem referência (que é o título oficialmente dado aos números aferidos das plataformas de streaming, circuitos de segurança, DVDs, entre outros).
Apenas 0,1% de share separou a maior rede de TV do país do conjunto de serviços não referenciados — ou seja, houve um empate técnico. O canal, no entanto, não escapou de seu dia com menor audiência em 2024.
Os números consolidados de audiência da Grande São Paulo indicam que a Globo e os conteúdos não-lineares de vídeo empataram nas 24 horas de domingo, 10, com 9,0 pontos.
A emissora, porém, conseguiu permanecer na liderança pelo primeiro critério de desempate: ela conseguiu assegurar a sintonia de 25,5% dos televisores ligados na principal metrópole do país, enquanto a métrica que contabiliza os índices das plataformas de streaming teve share de 25,4%.
SBT chegou a se aproximar da audiência da Globo
A rede, no entanto, passou boa parte do dia atrás dos conteúdos de vídeo sem referência: na média da faixa vespertina, entre meio-dia e 18h, a Globo teve a sua pior performance do ano, com 8,8 pontos de média, ficando mais próxima dos 6,3 obtidos pelo SBT do que dos 12,4 cravados pelas plataformas não-lineares de consumo televisivo.
O pior momento da rede foi justamente durante as apresentações do festival Salve o Sul. Exibido entre 14h29 e 16h40, o especial marcou média de apenas 8,3 pontos, vencendo o Domingo Legal por 8,0 a 7,1 e o programa Eliana por 6,7 a 8,9.
A atração musical, no entanto, ficou muito atrás das plataformas de streaming, que asseguraram 13,0 pontos de média no embate com a apresentação beneficente organizada por Luísa Sonza. Os números da Globo também ficaram abaixo do habitual em outros momentos do dia.
Esporte Espetacular (7,0 x 9,2), Temperatura Máxima (9,2 x 11,9), Circuito Sertanejo (8,4 x 9,5), Domingo Maior (5,4 x 6,2) e Cinemaço (3,7 x 3,9) não conseguiram ficar a frente dos conteúdos não referenciados, mas seguiram na liderança entre as emissoras de TV aberta.
*Fonte: Revista Oeste