O líder opositor Edmundo González Urrutia, que reivindica a vitória nas eleições presidenciais de 28 de julho na Venezuela, confirmou que comparecerá na próxima segunda-feira (20) à posse do próximo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o reconhece como o presidente eleito do país sul-americano.
O ex-embaixador, candidato presidencial no ano passado pela maior coalizão de oposição ao governo de Nicolás Maduro, a Plataforma Democrática Unida (PUD), disse brevemente na rede social X: “Estarei lá”.
González Urrutia, que esteve na Costa Rica nesta quinta (16) e se reuniu com o presidente Rodrigo Chaves, compartilhou no X uma nota de sua equipe informando sobre sua ida para Washington no próximo fim de semana, onde também planeja se “reunir com outros membros da nova administração” dos EUA.
Ele garantiu que vai aproveitar “todos os espaços para defender a vontade do povo venezuelano” e comemorou que “a cada dia” há “mais aliados internacionais se unindo a essa luta” em seu país.
Em uma entrevista coletiva após uma reunião com o presidente da Costa Rica, González Urrutia declarou que o regime de Nicolás Maduro – que foi empossado para um terceiro mandato presidencial consecutivo de seis anos, apesar das acusações de fraude eleitoral apresentadas pela oposição – representa “uma ameaça regional” e está “vivendo seus últimos dias no poder”.