O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (23) a liberação de R$ 200 milhões em crédito subsidiado para empresas paulistas que possam ser afetadas pelas novas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos. As medidas protecionistas, anunciadas pelo ex-presidente Donald Trump, estão previstas para entrar em vigor em 1º de agosto.
A ação integra a nova Linha Giro Exportador, que oferece condições especiais para auxiliar empresas que exportam produtos com maior valor agregado. A linha de crédito terá juros a partir de 0,27% ao mês mais IPCA, prazo de até 60 meses para pagamento e carência de até 12 meses. O limite de financiamento por cliente será de até R$ 20 milhões.
“Estamos disponibilizando ao empresariado paulista um conjunto de medidas para preservar a operação das empresas e os empregos gerados por elas. Uma delas é essa nova linha de crédito, que oferece condições facilitadas e taxas reduzidas para garantir fôlego financeiro às empresas que podem ser impactadas por uma possível nova tarifa”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Desenvolve SP – agência de fomento do Estado – e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Fazenda e Planejamento. O objetivo, segundo o governo, é mitigar os efeitos da política tarifária americana e preservar a competitividade das empresas paulistas no mercado internacional.
A Linha Giro Exportador faz parte de um pacote mais amplo de ações econômicas. Além dela, o governo estadual anunciou a liberação de créditos de ICMS acumulados para empresas exportadoras e a ampliação do Fundo Garantidor, que permite maior acesso ao crédito com menos exigências de garantias.
As empresas interessadas em solicitar o crédito podem fazer o pedido diretamente no site da Desenvolve SP: www.desenvolvesp.com.br.