Governo do DF decreta emergência na saúde por causa do surto de dengue

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), exonerou nesta quinta-feira, 25, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins, em meio ao aumento do número de casos de dengue na capital federal.

Divino Martins, que também já atuou como Coordenador Nacional das Arboviroses pelo Ministério da Saúde, era responsável pela política de combate à dengue da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Para assumir a Subsecretaria de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Ibaneis Rocha escolheu Fabiano dos Anjos Pereira Martins, que atuava como diretor da Vigilância Epidemiológica em Saúde.


O governo do Distrito Federal (GDF) decretou estado de emergência devido ao surto de dengue na capital. O decreto autoriza o governo a tomar medidas administrativas necessárias para conter a doença, em especial a aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços.
O texto do decreto classifica a situação atual como “risco de epidemia”.

Até 25 de janeiro, o Distrito Federal registrou 16.628 casos prováveis de dengue, um aumento de 646,5% em relação ao mesmo período de 2023. Três pessoas morreram de dengue, sendo uma criança.

Outros 15 óbitos estão em investigação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x