Após as invasões e depredações ocorridas em 8 de janeiro em Brasília, há uma preocupação redobrada por parte do governo do Distrito Federal com a segurança da posse do Congresso Nacional.
Deputados e Senadores eleitos para a próxima legislatura tomarão posse na próxima quarta-feira, dia 1° de fevereiro.
Esse será o primeiro grande evento no Congresso Nacional desde os atos na Praça dos Três Poderes
Segundo o novo secretário de segurança pública do DF, Sandro Avelar, o plano “já está bastante adiantado, praticamente consolidado”.
“Foi um trabalho feito pelo interventor Ricardo Cappelli junto com as forças de segurança do DF e outros atores do governo federal”, explicou Avelar.
O nome de Sandro Avelar para ocupar a Secretaria de Segurança Pública foi anunciado pela governadora em exercício, Celina Leão, na última quarta-feira.
Segundo a governadora, o anúncio ocorreu antes do fim da intervenção federal no DF, para que o novo titular da pasta possa estar a par do planejamento de segurança para a posse dos senadores e deputados federais, e do início dos trabalhos no Judiciário, além da realização do carnaval de rua no Distrito Federal.
A governadora reuniu o Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional para fazer um balanço das ações do governo local visando restabelecer a ordem pública na capital federal após os atos de 8 de janeiro.
Governo do DF traça plano de segurança para posse do Congresso
