Governo irá “encarar” debate sobre PL da Anistia, diz Gleisi

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo irá “encarar” o debate envolvendo o projeto de Lei da Anistia no Congresso. Ela considera, porém, que a defesa sobre o tema se enfraqueceu.

– Somos contra a anistia, esse debate nós vamos encarar e não pode ter, porque o que aconteceu no país foi muito sério – afirmou a ministra em entrevista à TV Fórum nesta sexta (21).


E completou:

– A tentativa de golpe deles foi muito séria, não foi uma brincadeira não, culminou no 8 de janeiro.

Na avaliação de Gleisi, não há maioria para votar o projeto.

– Especialmente depois da manifestação que Bolsonaro chamou no Rio de Janeiro, acho que enfraqueceu bastante essa posição no Congresso Nacional. Mas é óbvio que vão tentar votar, fazer obstrução [de pauta]. Não conseguem fazer obstrução sozinhos, só o PL, teria que ter apoio de outros partidos, mas é a tentativa que vão fazer – acrescentou.

O Projeto de Lei 2.858/2022, de autoria do deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO), fala sobre a anistia aos participantes do 8 de janeiro de 2023 e reuniu outros semelhantes que foram apresentados na Câmara dos Deputados. É o texto mais avançado no Legislativo atualmente.

O projeto também pode beneficiar Bolsonaro, já que diz que as pessoas que participaram de eventos antes ou depois de 8 de janeiro de 2023 que tenham conexão com os atos daquele dia também são alvos da anistia.

O Partido Liberal, partido de Bolsonaro, avalia que já tem os votos necessários para aprovar a proposta. Por ser um projeto de lei, é necessário ter a aprovação da maioria da Casa, que tem 513 deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x