Governo Lula escolheu Choquei para campanhas contra ‘desinformação’

A página Choquei com um histórico lamentável de espalhar fofocas, conteúdos discriminatórios e peças de desinformação, foi escolhida pelo governo para realizar uma campanha contra disseminação de notícias falsas.

Choquei, vale lembrar, é a página que ironizou a jovem Jéssica Vitória Canedo, que acabou cometendo suicídio após ser alvo de campanha de difamação.

Conhecida por disseminar teorias da conspiração e notícias falsas, a página está entre as “parceiras” de divulgação de ações do ministério, que hoje aposta em uma rede informal de influenciadores para aumentar seu alcance nas plataformas.

Nenhum deles “recebe qualquer tipo de cachê ou pagamento pela produção de conteúdo ou participação em materiais orgânicos de redes sociais”, disse a pasta na resposta via LAI.

No total, o Núcleo identificou 17 interações entre o perfil oficial do ministério e a página de fofocas só no X entre jun.2023 e jan.2024, 9 delas em posts que divulgavam ações de governo ou o presidente Lula. No total, esses tuítes somaram mais de 316 mil curtidas e 20 mil retuítes.

Em agosto, no mês previsto pelo mapeamento do ministério, por exemplo, a página de fofocas republicou uma campanha da Xuxa com o Zé Gotinha e uma visita do mascote ao Cristo Redentor.

No total, o mapeamento obtido pelo Núcleo lista por volta de 37 propostas de campanhas diferentes e mais de 700 perfis considerados parceiros em potencial, entre páginas governamentais, políticos, cientistas, influenciadores e organizações.

Em sua resposta via LAI, o governo federal disse que “o mapeamento de influenciadores não significa que todos os perfis mapeados tenham sido parceiros do Ministério da Saúde ou mesmo tenham sido abordados pela pasta para qualquer campanha”.


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