Governo Lula levou sindicalistas em viagem ao Japão e Vietnã

Na enorme comitiva que o governo Lula (PT) levou ao Japão e ao Vietnã nesta semana, alguns convidados chamaram a atenção por não terem relação direta com a gestão federal. Esse foi o caso de três líderes sindicais que desembarcaram com o petista em Tóquio: Sérgio Nobre, da CUT; Ricardo Patah, da UGT; e Miguel Torres, da Força Sindical.

Nas redes sociais, a versão apresentada por eles é de que foram convidados para integrar a viagem oficial, porque podem ajudar a estreitar os laços com outros países.


– A honra de estar na comitiva do Lula na viagem ao Japão/Vietnã para estreitar laços diplomáticos e comerciais. Na viagem de um presidente democrático e estadista tem lugar, sim, para os sindicatos, legítimos representantes da classe trabalhadora – escreveu Sergio Nobre.

Esta, por sinal, não é a primeira vez que os sindicalistas viajam junto com o governo petista em um périplo pela Ásia. Em abril de 2023, quando Lula e representantes da gestão federal desembarcaram na China, Sérgio, Ricardo e Miguel também fizeram parte da comitiva.

Na época, Sérgio Nobre afirmou ao site Poder360 que, além do voo bancado pelo Executivo, a organização dos demais custos da viagem foi feita pelo Itamaraty, ou seja, bancada com recursos públicos. Na nova viagem para a Ásia, ainda não foram reveladas as despesas, nem quem pagou pela ida dos sindicalistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x