A secretária de Educação dos Estados Unidos, Linda McMahon, disse nesta segunda-feira (5) que o governo americano não concederá novas subvenções à Universidade de Harvard e que a instituição “desrespeitou” o sistema de educação superior do país.
Em uma carta publicada na rede social X, McMahon afirmou que a universidade “não cumpriu suas obrigações legais, seus deveres éticos e fiduciários, suas responsabilidades de transparência e qualquer aparência de rigor acadêmico”.
Na carta, endereçada ao presidente de Harvard, Alan Garber, McMahon disse que a universidade “ridicularizou o sistema de ensino superior dos EUA” e “deixará de ser uma instituição com financiamento público”. McMahon acrescentou que Harvard poderá se valer de seu fundo patrimonial de 53 bilhões de dólares (R$ 301 bilhões) e de seus ricos ex-alunos.
O governo do presidente Donald Trump tem apontado que a instituição foi invadida pela ideologia esquerdista e pelo antissemitismo. Por sua vez, Harvard processou no mês passado o governo Trump para impedir que a gestão federal cancelasse 2 bilhões de dólares (R$ 11,4 bilhões) em financiamento federal existente.
A carta que McMahon escreveu nesta segunda tem como objetivo congelar futuros subsídios. Ela acusa Harvard de violar a decisão da Suprema Corte dos EUA de 2023 que proíbe admissões baseadas em raça, dizendo que a instituição “continua a se envolver em racismo flagrante em suas faculdades de graduação e pós-graduação”.