Governo vai processar quem espalhar fake news sobre o Pix, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (15) que o governo está adotando medidas para combater a disseminação de fake news sobre o sistema de pagamentos instantâneos Pix. A declaração ocorre após o aumento de boatos e informações falsas desde que o governo Lula (PT) anunciou que transações superiores a R$ 5 mil realizadas por pessoas físicas seriam monitoradas pela Receita Federal.

Em entrevista após uma reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto, Haddad destacou que estão sendo discutidas “providências criminais” contra aqueles responsáveis pela propagação de mentiras e golpes relacionados ao Pix. Ele alertou sobre a ocorrência de fraudes no comércio, onde consumidores têm sido cobrados indevidamente ao tentar realizar pagamentos via Pix.

“Estamos discutindo providências inclusive criminais contra quem está fazendo fake news e contra quem está fazendo golpes. Há golpes sendo feitos no comércio, uma pessoa tenta pagar no Pix e está sendo cobrada a mais, o que pode configurar crime contra a economia popular”, afirmou Haddad.

Para enfrentar o problema, a Advocacia-Geral da União (AGU) foi envolvida no processo de tomada de ações judiciais contra os golpistas. O governo também anunciou que adotará campanhas publicitárias para esclarecer a população sobre as informações corretas e combater as notícias falsas.

Além disso, Haddad abordou a recente queda nas movimentações do Pix observada no início deste ano. O ministro explicou que a redução é um fenômeno sazonal e não indicou problemas no funcionamento do sistema de pagamento. “Em janeiro, as movimentações do Pix caem em comparação com dezembro. Quando você considera a sazonalidade, não há problemas”, completou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x