Servidores passam por etapa preparatória para futuro porte de armas
Após um mês de aulas práticas e teóricas do Curso de Capacitação de Armamento e Tiro, 50 guardas municipais de São Gonçalo participaram da cerimônia de formatura, na manhã desta segunda-feira (11). A capacitação é a segunda de quatro etapas de preparação para o porte de armas (a primeira foi um teste psicotécnico) e foi promovida através de um contrato firmado entre a Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de São Gonçalo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar. O curso foi realizado na sede do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP), em Ramos.
“Para que possamos armar a Guarda Municipal, é essencial e determinante a realização do Curso de Capacitação de Armamento e Tiro. Precisamos que nossos agentes estejam sempre preparados para agir em prol da segurança da população gonçalense e por isso precisamos primar para obter o êxito nessas ações, com todos trabalhando corretamente, porque tenho certeza que isso é o que a sociedade espera desses profissionais”, disse o prefeito Capitão Nelson, que participou da cerimônia.
Entre os assuntos ministrados durante o curso estavam: características de funcionamento de armas de repetição, semiautomáticas e automáticas; tipos de munições e suas aplicações; aspectos legais do uso da arma de fogo e legislação aplicada; regras de segurança para o manejo, transporte e guarda; atendimento pré-hospitalar tático: ferimentos por arma de fogo; prática de tiro; técnicas de tiro defensivo, contendo técnicas de tiro em baixa luminosidade, embarcado, em deslocamento e em ambientes confinados; entre outras disciplinas.
Ao todo, foram 100 horas/aulas, sendo 65 horas de prática e 35 de teoria. O convênio com a Polícia Militar prevê o prazo de 48 meses, a serem prorrogados, para conclusão da qualificação de toda corporação. Agora, o grupo vai passar por exames teóricos e práticos para a certificação pela Polícia Federal e expedição do porte de armas.
“Ao longo dos meses todos os guardas municipais de São Gonçalo serão capacitados com técnicas de aperfeiçoamento para manusear os armamentos”, afirmou o secretário de Ordem Pública, tenente coronel Márcio Ribeiro, reforçando que já foram criadas Ouvidoria e Corregedoria, a fim de acompanhar as ações.
O processo para o armamento dos agentes consiste em quatro etapas: avaliação psicotécnica, o curso de capacitação, prova teórica e a prova prática de tiro. Essa última prova é avaliada por um agente credenciado da Polícia Federal. Os guardas municipais conquistam o porte de armas apenas com a aprovação nas quatro etapas. Com a aprovação, o guarda municipal vai realizar anualmente uma capacitação para atualização da liberação para porte de arma.
“Essa atualização é de grande importância, pois vai garantir que o guarda municipal esteja sempre preparado e apto para atuar na cidade”, destacou o comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes.
A licitação para as armas e os coletes à prova de bala que serão utilizados pelos guardas está em andamento.
Também participaram da solenidade de formatura o subsecretário de Ordem Pública, Anaelson Bonfim, o tenente coronel Leandro, chefe do CIEsPP, e o vereador Felipe Brito.
- Xuxa é condenada a pagar R$ 40 milhões por plágio de personagens infantis
- Flávio Bolsonaro diz que Jair Bolsonaro cogitou indicá-lo ao STF