Haddad: governo busca conversa de Lula com Trump

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), explicou, nesta terça-feira (29/7), como o governo brasileiro tenta preparar uma ligação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, dos Estados Unidos, para tratar da negociação sobre as tarifas impostas pelo norte-americano a produtos brasileiros.


O titular da Fazenda avaliou que os canais de diálogo estão abertos, mas que é necessária preparação prévia para uma conversa entre os dois chefes de Estado, para que não haja sentimento de “viralatismo”.

“É papel nosso, dos ministros, azeitar os canais para que a conversa, quando ocorrer, seja a mais edificante possível. Não seja uma coisa como aconteceu — vocês presenciaram várias conversas que não foram conversas respeitosas. Tem que ter uma preparação antes para que seja uma coisa respeitosa, para que os dois povos se sintam valorizados à mesa de negociação, não haja um sentimento de viralatismo, de subordinação. Preparar isso é respeito ao povo brasileiro, à soberania do povo”, disse o ministro, ao atender jornalistas quando chegada à sede da Pasta.
Haddad ressaltou que a data-limite para a vigência da tarifa de 50%, fixada em 1º de agosto, não é motivo de preocupação e que o governo busca agora resposta às cartas enviadas para negociar uma solução.

“Não estou muito fixado na data. Se nós ficarmos muito apreensivos com ela, nós podemos inibir que a conversa transcorra com mais liberdade, mais sinceridade entre os dois países”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *