Heineken paga anúncio para negar mudança na fórmula

A cervejaria Heineken está pagando anúncio no Google para que apareça em primeiro lugar nos resultados do buscador, quando se digita o nome da cerveja, uma página em que a empresa nega que tenha alterado a fórmula da bebida no Brasil. A informação foi trazida pelo Metrópoles, com base em documentos que mostram que a cervejaria passou a produzir a Heineken em 21 ou 23 dias e não mais em 28, como a empresa sempre anunciou em sua comunicação institucional. Até semana passada, antes da reportagem, este dado era escondido dos consumidores.


Os documentos obtidos pela coluna mostram que a cervejaria diminuiu o tempo de produção da cerveja há três anos. A redução do tempo foi na etapa de maturação do fermento, que deveria levar de seis a oito dias. A razão, de acordo com pessoas que trabalharam na fábrica, foi a pressão para atender a demanda interna do produto.

A página cujo resultado foi patrocinado pela Heineken no Google reúne uma série de supostas informações falsas que circulam sobre a empresa, e tem o título “No fake, No news”. Na resposta à pergunta sobre a mudança na fórmula, a empresa diz que “sobre o tempo de produção, trabalhamos com, no mínimo, 21 dias, podendo chegar a 28 dias, ou até mais, variando de acordo com a tecnologia e necessidade de cada cervejaria, sempre com a premissa de garantir nosso padrão global de qualidade e sabor único de Heineken”. O mesmo posicionamento foi enviado na semana passada à coluna, sem que a Heineken explicasse por que nunca disse isso em sua comunicação oficial.

O próprio site da empresa afirma que a cerveja é produzida da mesma forma desde 1873 e que demora “longos 28 dias” para ficar pronta. A informação foi corroborada, em 2016, pelo mestre-cervejeiro global da empresa, Willem van Waesberghe, quando veio ao Brasil.

“Os nossos Mestres Cervejeiros trabalham todos os dias para garantir que a qualidade da nossa cerveja continue sempre a mesma. E no Brasil isso não é diferente! (…) A fabricação de Heineken leva 28 dias e é feita em tanques horizontais, o que torna a pressão ideal para a nossa exclusiva ‘levedura A’, descoberta no século 9 e usada até hoje para garantir uma cerveja balanceada e refrescante”, disse a uma plateia de experts do Instituto da Cerveja Brasil, em São Paulo.

Clientes alegam que sabor mudou

Após a publicação da reportagem pelo Metrópoles, diversos consumidores da Heineken usaram as redes sociais para afirmar que perceberam mudanças no sabor da cerveja.


No X, antigo Twitter, o usuário Edu Passarelli disse que participou de um teste de cervejas e que foi apontado a maturação mais curta da cerveja. “Um alto executivo de HNK me escreveu em outra rede colocando em dúvida minha idoneidade”, disse Passarelli.

Já o usuário Edson Alves disse que há cerca de três anos deixou de beber a Heineken por perceber “algo errado no gosto da cerveja”. Outro tuíte, do usuário Edmar, ressaltou que a cerveja, atualmente, está “mais fraca e perdeu o amargor característico que tinha”

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