O deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) montou uma barraca em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira, 25, em protesto silencioso em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação foi registrada em vídeos e fotos publicados nas redes sociais pelos perfis do próprio deputado e de aliados.
Em vídeo publicado pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Hélio monta a barraca diante do prédio da Suprema Corte. O vídeo é intitulado “URGENTE! Hélio Lopes chega para acampar em frente ao STF”. Na legenda, o deputado incentiva o colega: “Força Helio!”.
Na descrição da mesma postagem, o deputado escreveu: “Escolhi o silêncio — para que o Brasil acorde”, e acrescentou: “Não falei uma palavra, mas tudo em mim está gritando por justiça. Ajoelhei diante do STF com um esparadrapo na boca, a Bíblia na mão e a Constituição no peito. Não vim buscar palco. Vim deixar um recado.”
A ação foi acompanhada da divulgação de uma carta aberta, publicada no mesmo perfil do deputado. No texto, o deputado afirma: “Enquanto calarem Bolsonaro, censurarem o povo e zombarem da nossa fé, eu vou resistir — nem que seja com silêncio”.
Deputado critica decisão do STF sobre manifestações de Bolsonaro
O parlamentar se refere à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que restringe a liberdade de expressão do ex-presidente. “A autoridade não censura de forma expressa, mas cria um cenário de intimidação e constrangimento que desestimula o exercício da liberdade de expressão”, afirmou o jurista André Marsiglia.
Ainda segundo a carta, ele declara: “Não estou aqui por mim, estou por você”, diz. “Pelos filhos que ainda não nasceram. Pelo Brasil que não pode mais aceitar ser governado pelo medo.” E conclui: “Se até um deputado foi calado, o que restará ao povo? Eu escolhi calar, para que o Brasil finalmente fale.”
As manifestações contaram com o apoio de outros políticos, como o deputado federal Delegado Caveira (PL-PA), que escreveu: “Hélio Lopes é um exemplo de parlamentar patriota — irmão gêmeo de Bolsonaro na coragem, na lealdade e na luta contra a esquerda que destrói o Brasil”.
No mesmo comentário, o congressista parabenizou o colega: “Parabéns pela batalha diária! Em breve, estarei ao seu lado nessa mesma trincheira, enfrentando os inimigos da liberdade e defendendo o povo brasileiro.”