Hospital Gemelli de Roma divulgou nesta tarde um novo boletim atualizado sobre o estado de saúde do papa Francisco, após a informação pela manhã de que ele havia tido uma “noite tranquila”.
Neste boletim, o hospital afirmou que “o estado clínico do Santo Padre continua estável”. Nesse sentido, “as melhorias registradas nos dias anteriores foram ainda mais consolidadas, como confirmam os exames de sangue, a avaliação clínica e a boa resposta à terapia farmacológica”.
Alternando “oração e descanso”
Boas notícias, de fato, que levaram os médicos a decidirem dissolver o prognóstico reservado para o Papa. “No entanto”, esclareceram, “dada a complexidade do quadro clínico e o importante quadro infeccioso apresentado no momento da internação, será necessário continuar, por mais alguns dias, a terapia médica farmacológica em ambiente hospitalar”.
Do hospital Gemelli, explicaram que, pela manhã, Francisco “pôde acompanhar os Exercícios Espirituais por videoconferência com o Aula Paulo VI, depois recebeu a Eucaristia e se dirigiu à Capela do andar privado para um momento de oração”. Mais tarde, ele acompanhou por vídeo os Exercícios Espirituais da Cúria. “Durante o dia, alternou oração e descanso.”
Pouco a pouco, recuperando-se da pneumonia
O papa Francisco, de 88 anos, foi internado no hospital no dia 14 de fevereiro devido a problemas respiratórios causados por uma bronquite que evoluiu para uma pneumonia bilateral, o que provocou oscilações em seu estado de saúde, incluindo “episódios de insuficiência respiratória aguda” na última segunda-feira.
Desde então, no entanto, a melhora tem sido constante e ele teve vários dias de estabilidade. “O papa Francisco tem respondido bem ao tratamento, embora seja necessário continuar a terapia em ambiente hospitalar por mais alguns dias”, confirmaram também no meio oficial da Santa Sé, o Vatican News.
Hospital confirma melhora no quadro de saúde do Papa Francisco
