A fabricante chinesa Huawei está na mira das autoridades norte-americanas. Segundo informações, divulgadas nesta quinta-feira (21/07), pela agência de notícias Reuters, os equipamentos de telecomunicações Huawei estão capturando informações confidenciais confidencias de bases militares dos EUA.
A investigação foi aberta pelo Departamento de Comércio logo depois da posse de Joe Biden, no início do ano passado, e teme-se que as torres de celular dos EUA, com os equipamentos da empresa chinesa, estejam capturando essas informações.
A agência intimou a Huawei em abril de 2021 para esclarecer a política da empresa de compartilhar com outros países os dados capturados de telefones celulares, incluindo mensagens e informações de geolocalização.
A embaixada chinesa em Washington declarou que “o governo abusa do conceito de segurança nacional e poder estatal para fazer tudo para suprimir a Huawei e outras empresas de telecomunicações chinesas sem fornecer nenhuma prova sólida de que constituem uma ameaça à segurança dos EUA e de outros países”.
*Com informações da Revista Oeste e Reuters