Ibovespa recupera fôlego e dólar encerra dia com estabilidade

O dólar operou estável frente ao real pelo segundo pregão consecutivo nesta quinta-feira (5/2), com alta de apenas 0,09%, cotado a R$ 5,2538. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira (B3), recuperou-se de uma queda de 2,14% registrada na véspera e subia 0,67%, aos 182.897,36 pontos, às 17h.


O comportamento dos mercados foi influenciado principalmente pela divulgação de dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos, que reacenderam alertas sobre uma possível desaceleração exagerada da economia americana. O relatório Jolts mostrou que o número de vagas em aberto no país caiu 386 mil em dezembro, para 6,5 milhões — nível mais baixo desde setembro de 2020.

No Brasil, a agenda econômica destacou a balança comercial de janeiro. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o superávit foi de US$ 4,3 bilhões, um avanço de 85,8% em relação ao mesmo mês de 2025.

A divulgação de balanços corporativos também chamou atenção dos investidores. Entre as empresas acompanhadas, o foco do dia estava nos resultados do Bradesco, programados para o fim da tarde.

Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, comentou sobre o movimento das moedas e da bolsa:


“O dólar opera em alta hoje principalmente por fatores externos, em linha com a valorização do DXY após dados mais fracos do mercado de trabalho nos EUA (JOLTS abaixo do esperado e pedidos de seguro-desemprego mais altos). Esse ambiente global de maior cautela tem pressionado moedas emergentes de forma geral. No Brasil, o movimento poderia ser ainda mais negativo para o real, mas o Ibovespa tem caminhado na contramão, sustentado por entrada de recursos estrangeiros na bolsa — com destaque para bancos — o que tem limitado uma alta mais forte do dólar.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *