Um incêndio de grandes proporções atinge desde a madrugada desta quarta-feira (3) um dos pavilhões da Ceasa, a maior central de abastecimento do estado, localizada em Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ao menos 28 lojas foram atingidas pelas chamas.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 1h40 para combater o fogo. Até o momento, não há registros de feridos, mas quatro bombeiros foram levados a hospitais da região por exaustão.
Segundo testemunhas, o incêndio começou em uma loja de alimentos e se espalhou rapidamente para estabelecimentos vizinhos, que vendem plásticos, papéis, bebidas e outros materiais altamente inflamáveis. As chamas atingem principalmente o pavilhão 43, onde ficam boxes de hortifrutigranjeiros como mamão, coco, manga, milho, abóbora, melancia, batata, cebola e alho.
Os demais pavilhões da Ceasa que não foram afetados pelas chamas funcionavam normalmente por volta das 7h. Em imagens registradas no local, é possível ver o fogo se alastrando rapidamente pelos galpões.
Para conter as chamas e evitar que o incêndio se espalhe para outras áreas do centro de distribuição, sete quartéis foram mobilizados: Irajá, Guadalupe, Penha, Caxias, São Cristóvão, Parada de Lucas e Nova Iguaçu.
Além dos bombeiros, equipes da CET-Rio, da Comlurb e da Guarda Municipal atuam na área. A CET-Rio orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao circular pela região, já que a fumaça pode prejudicar a visibilidade, embora até o momento não haja impacto no trânsito do bairro.
Vale lembrar que, na terça-feira (2), a Ceasa anunciou horário especial de funcionamento para o período de festas de Natal e Ano Novo, com abertura até as 3h, entre os dias 8 de dezembro e 2 de janeiro de 2026, devido ao aumento de movimento no mercado de hortifrutigranjeiros.