Incêndios: Ventos devem ganhar força, e LA se prepara para piora

Ventos perigosos são esperados novamente em Los Angeles nesta segunda-feira (13), ameaçando o progresso dos bombeiros contra os incêndios florestais que devastaram uma área de 142 quilômetros quadrados no sul do estado americano da Califórnia. Os meteorologistas emitiram um raro alerta de perigo de incêndio desta segunda à noite até a próxima quarta (15) de manhã. Esse é o mesmo nível de alerta que foi emitido na semana passada, quando fortes rajadas de vento alimentaram os incêndios.

No fim de semana, os bombeiros conseguiram melhorar a situação no incêndio de Eaton, perto de Pasadena. Ao todo, os incêndios em Los Angeles já deixaram 24 mortos. Outras 16 pessoas foram dadas como desaparecidas e autoridades alertaram que o número de fatalidades deve aumentar.


A rara designação de “situação particularmente perigosa” foi aplicada a três áreas nos condados de Ventura e Los Angeles. Embora os meteorologistas geralmente usem esse aviso especial apenas a cada poucos anos, essa é a quarta vez que ele foi emitido nos últimos meses. Os dois avisos anteriores ocorreram durante condições que levaram ao incêndio Mountain em novembro e ao incêndio Franklin em dezembro.

Equipes de bombeiros e serviços de emergência estavam sendo mobilizadas preventivamente para áreas de risco, incluindo ao redor do incêndio Palisades, em antecipação à nova ameaça. Embora os ventos nos próximos dias possam não ser tão fortes quanto os da semana passada, sua longa duração pode piorar o risco de incêndio, disseram os meteorologistas.

Cerca de 150 mil pessoas no condado de Los Angeles seguem sem voltar para suas casas, com mais de 700 moradores em abrigos.

Roubos continuam sendo uma preocupação das autoridades. Entre os presos estavam duas pessoas que se passaram por bombeiros entrando em casas, disse o capitão Michael Lorenz do Departamento de Polícia de Los Angeles.

De acordo com o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, 20 pessoas foram presas em zonas de incêndios após relatos de roubos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x