O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, fez uma declaração afirmando que o Ipec (ex-Ibope) vai ter de “fechar as portas” depois das eleições.
Na avaliação dele, a diferença entre as pesquisas de intenção de voto e a apuração do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) evidencia a “tentativa do maior estelionato eleitoral da nossa história”.
E acrescentou, “Tentou-se criar uma narrativa aliando os dois principais institutos de pesquisa do país, Datafolha e Ipec, principalmente, com a grande mídia, que, de qualquer forma, é que divulga esses institutos, para tentar levar a uma eleição que fosse resolvida no 1º turno com a vitória do ex-presidente Lula [PT]”.
De acordo com o ministro, pesquisas qualitativas feitas pela campanha mostraram que “algumas pessoas não foram votar no presidente Bolsonaro porque acharam que o Lula ia ganhar no 1º turno”.
E concluiu, “Tem de ser investigado o que ocorreu. Uma tentativa de resolver uma eleição que, no meu ponto de vista, levou as pessoas a serem enganadas”.
A declaração foi dada na última quarta-feira (26/10) em entrevista ao Poder360.