Itamaraty publica foto da primeira reunião técnica entre Brasil e EUA sobre tarifaço

O Itamaraty divulgou nesta segunda-feira (27/10) a primeira reunião técnica entre as equipes do Brasil e dos Estados Unidos para discutir um acordo sobre o tarifaço imposto a produtos brasileiros. O encontro, realizado em Kuala Lumpur, ocorreu no fim do domingo (26/10), no horário de Brasília, e contou com a participação de auxiliares dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.


Pelo lado brasileiro, estiveram presentes o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa; e o assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais, Audo Faleiro. Representando os EUA, participaram o representante de comércio (USTR), Jamieson Greer, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

“Em seguimento ao encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump, na Malásia, delegações do Brasil e dos Estados Unidos reuniram-se em Kuala Lumpur na manhã de segunda-feira, dia 27, para iniciar o diálogo sobre as negociações relativas às medidas tarifárias adotadas pelos EUA”, informou o Itamaraty.

“Pelo Brasil participaram o ministro Mauro Vieira, o secretário-executivo do MDIC, Márcio Rosa, e o embaixador Audo Faleiro, da Assessoria Especial da Presidência”, continua a nota. “A comitiva dos EUA foi liderada pelo Representante Comercial (USTR), Jamieson Greer, e pelo Secretário do Tesouro, Scott Bessent.”

Durante a reunião, ficou definido que o Brasil enviará uma comitiva a Washington provavelmente na primeira semana de novembro. Segundo fontes do Planalto, devem liderar o grupo os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria, Comércio e Serviços) e o chanceler Mauro Vieira. A expectativa é que apenas após essa viagem o Brasil tenha conhecimento das reais exigências norte-americanas, que até o momento não foram formalmente apresentadas pela Casa Branca.


Após o encontro, o presidente Lula demonstrou otimismo sobre as negociações. “Estou convencido de que em poucos dias teremos uma solução definitiva entre os Estados Unidos e o Brasil. Volto para o Brasil satisfeito e certo de que tudo vai dar certo para o povo brasileiro”, afirmou. O presidente também sinalizou que, caso haja algum entrave, poderá contatar Trump diretamente. “Ele também tem o meu telefone. Só que, como não uso celular, passo o do meu cerimonial”, disse.

O presidente americano também comentou a reunião, destacando o caráter preliminar das negociações. “Tivemos uma ótima reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fechar um acordo. No momento, eles estão pagando, eu acho, 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião”, afirmou Trump, a caminho do Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *