A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, deve desembarcar nesta quinta-feira (18) em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para acompanhar a abertura da Assembleia Geral da ONU.
Ela chegará três dias antes do presidente Lula (PT) que só deve chegar no domingo (21). Ele fará o tradicional discurso de abertura da Assembleia na terça-feira (23), quando deve se reunir com líderes internacionais.
Janja ficará hospedada na residência oficial do embaixador Sérgio Danese, representante do Brasil na ONU. O espaço é considerado estratégico na diplomacia brasileira e costuma receber autoridades durante o evento.
Antes da chegada do presidente, a primeira-dama participará de agendas paralelas voltadas a temas sociais e de defesa dos direitos das mulheres.
A decisão de viajar antes de Lula exigiu ajustes nos protocolos de segurança e na logística da comitiva, já que a equipe terá que lidar com deslocamentos em agendas separadas.
Esse tipo de adaptação não é inédito. Em 2023, em viagem a Bruxelas, Janja incluiu uma visita à cidade de Bruges, a 96 quilômetros da capital, o que levou diplomatas a organizarem um esquema extra de segurança.